Neste episódio, mergulhamos na trajetória de Otílio Ciraulo, mais conhecido como Major Ciraulo.
Nascido em João Pessoa em 21 de março de 1905, Ciraulo foi militar, poeta e uma figura marcante do carnaval da Paraíba. Fundador do bloco ETLeF, cuja sigla satirizava a então Empresa de Tração, Luz e Força, ele utilizava o humor para tecer críticas sociais, abordar questões políticas e defender melhorias para a população.
O bloco, assim como o jornal de mesmo nome também criado por ele, destacou-se por transformar o carnaval em um espaço de reflexão e engajamento coletivo, conquistando um lugar singular na história da cidade.
A presente entrevista foi gravada na residência da família Ciraulo e contou com a participação especial de Helena Ciraulo Pedrosa Maia, filha de Otílio Ciraulo, atualmente com 80 anos, e de Eloá Maria Ciraulo Santos, filha de Helena e neta de Ciraulo, de 60 anos. Também participaram Flávio Eduardo, conhecido como Mestre Fuba, e Edival Toscano Varandas, conhecido como Broto Varandas.Além disso, agradecemos ao escritor Sérgio Botelho pelas valiosas informações fornecidas sobre o Major Ciraulo, que contribuíram significativamente para a construção deste episódio.
Este episódio – Os Muitos Carnavais do Major Ciraulo – teve a apresentação de Janaina Muzi e Yan Andrade.
Produção: Norma Meireles, Ana Elvira Steinbach Torres e Janaina Muzi.
Operação de áudio: Yan Andrade
Edição: Janaina Muzi
Direção: Norma Meireles
Gravado no Laboratório de Rádio da Universidade Federal da Paraíba.
Foram utilizadas as músicas: Quarta-feira de Fogo de Mestre Fuba, Tributo à Ciraulo de Broto Varandas, e do disco Vó Mera e seus Netinhos, foram incluídas as faixas Na Beira da Praia, Quero Meu Balaio e Mineiro Pau, todas de autoria de Broto Varandas.
O podcast Memórias sonoras é uma produção da MEMUS PB em parceria com o projeto Memória Sonora João Pessoa.