#9 Os Muitos Carnavais do Major Ciraulo (2ª Temporada)

Neste episódio, mergulhamos na trajetória de Otílio Ciraulo, mais conhecido como Major Ciraulo.

Nascido em João Pessoa em 21 de março de 1905, Ciraulo foi militar, poeta e uma figura marcante do carnaval da Paraíba. Fundador do bloco ETLeF, cuja sigla satirizava a então Empresa de Tração, Luz e Força, ele utilizava o humor para tecer críticas sociais, abordar questões políticas e defender melhorias para a população.

O bloco, assim como o jornal de mesmo nome também criado por ele, destacou-se por transformar o carnaval em um espaço de reflexão e engajamento coletivo, conquistando um lugar singular na história da cidade.

A presente entrevista foi gravada na residência da família Ciraulo e contou com a participação especial de Helena Ciraulo Pedrosa Maia, filha de Otílio Ciraulo, atualmente com 80 anos, e de Eloá Maria Ciraulo Santos, filha de Helena e neta de Ciraulo, de 60 anos. Também participaram Flávio Eduardo, conhecido como Mestre Fuba, e Edival Toscano Varandas, conhecido como Broto Varandas.Além disso, agradecemos ao escritor Sérgio Botelho pelas valiosas informações fornecidas sobre o Major Ciraulo, que contribuíram significativamente para a construção deste episódio.

 

 

 

Este episódio – Os Muitos Carnavais do Major Ciraulo – teve a apresentação de Janaina Muzi e Yan Andrade.

 

Produção: Norma Meireles, Ana Elvira Steinbach Torres e Janaina Muzi.

Operação de áudio: Yan Andrade

Edição: Janaina Muzi

Direção: Norma Meireles

Gravado no Laboratório de Rádio da Universidade Federal da Paraíba.

 

Foram utilizadas as músicas: Quarta-feira de Fogo de Mestre Fuba, Tributo à Ciraulo de Broto Varandas, e do disco Vó Mera e seus Netinhos, foram incluídas as faixas Na Beira da Praia, Quero Meu Balaio e Mineiro Pau, todas de autoria de Broto Varandas.

 

O podcast Memórias sonoras é uma produção da MEMUS PB em parceria com o projeto Memória Sonora João Pessoa.