WALTER ARCELA
O músico, compositor, produtor musical, arranjador e maestro paraibano Francisco Fernandes Filho, conhecido no meio profissional como Maestro Chiquito, nascido na cidade de Santa Luzia (PB) é um dos mais importantes agentes musicais do estado da Paraíba.
Sua trajetória foi contada em livro, e será lançado amanhã, quinta-feira (26), no Museu Casa de Cultura Hermano José, a partir das 19h. O livro-reportagem de natureza biográfica ‘Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons’ é de autoria do músico, pesquisador e jornalista Adeildo Vieira, e expõe o resultado de sua pesquisa de mestrado, apresentada no Programa de Pós-graduação em jornalismo da Universidade Federal da Paraíba.
Sob orientação d
o escritor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, o livro proporciona ao leitor um recorte histórico e afetivo da vida e da obra do Maestro Chiquito. “Trata-se de um livro-reportagem, um relato jornalístico que, apesar de fazer uso de técnicas literárias para narrar uma históri
a, tem base em fatos coletados do cotidiano, de forma documental” comenta Adeildo. Para traçar esse perfil, foram ouvidos, além do próprio maestro, personagens de cunho familiar, afetivo e profissional.
O livro é um lançamento da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC),por meio da Editora A União. Seu sexteto tabajara, roda de conversa com convidados para debater sobre a obra a rica história de vida e trajetória do maestro fundador da big band Metalúrgica Filipéia no ano de 1984, considerada uma verdadeira escola de música para vários artistas de diferentes gerações que compõem a cena cultur
al paraibana, a exemplo de Sérgio Galo, Marcelinho Macedo, Leo Meira, Fabiane Medeiros e Costinha.