Preparar um repertório de músicas para fruir é uma responsabilidade que envolve escolher, pesquisar e, sobretudo, afetividade.
O hábito de criar playlists é bem anterior ao nome, que surgiu a partir das mídias de streaming sonoro, como Spotify e Youtube. Lembremos por exemplo dos saraus na casa de Jacob do Bandolim, onde se reuniam nomes como Canhoto da Paraíba, Radamés Gnatalli, e o jovem Paulinho da Viola, todos para ouvir o mesmo repertório, seja tocado por um gramofone, ou por eles mesmos.
Aqui na Paraíba, a casa do jurista Paulo Maia também se prestou ao ato de fruição coletiva: junto a apaixonados por música, entre eles Hector Rossi, W. J. Solha, Yerko Pinto, Ricardo Maia, Tarcísio Burity, Hildebrando Assis e José Alberto Kaplan, responsável seleção musical da qual inclusive ainda há registro, criaram verdadeiras confrarias musicais.
Ouvir música em grupo, tão importante na formação das sociedades, sofreu com o fechamento das atividades presenciais durante a pandemia. Sem shows, concertos ou recitais, restou-nos o online. Pensando nessas possibilidades de difusão e união através da música, nós da MEMUS PB temos desenvolvido playlists no spotify onde resgatamos a memória musical da Paraíba dentro de recortes temáticos.
Muitas das escolhas do repertório são feitas em parceria com nossos membros, de modo a fortalecer o que temos em comum, o amor pela música.
Confira a seguir a lista de Playlists disponibilizadas:
Cassiano Paraibano
O campinense Cassiano nos deixou esse ano. Considerado um dos percussores do Soul Music Brasileiro, o músico fez composições que se tornaram lendárias. O álbum Cuban Soul: 18 Kilates é um dos mais raros da discografia da MPB. Nele é que tem obras clássicas de Cassiano, como o hit Onda, e a romantica A Lua e eu. Nesta Playlistm juntamos várias composições de Cassiano interpretadas por ele, mas também por nomes como Gilberto Gil, Tim Maia, Alcione e até mesmo músicas do seus primeiros grupos musicais, como a banda de rock, meio jovem guarda Os Diagonais, e o trio instrumental, Bossa Trio.
Acervos Musicais
Convidamos a pesquisadora e professora Ana Medeiros para montar uma playlist do nosso ep. #3 do podcast Memórias Sonoras. Todas as músicas que ela escolheu foram interpretadas em algum momento pelo Quinteto da Paraíba. A playlist, então, aborda temas armoriais, onde podemos refletir sobre identidade cultural e identificações através da música.
João Pessoa, 436 anos.
Uma das capitais mais musicais do Brasil, João pessoa completou 436 anos. Fizemos essa playlist com músicas que abordam pontos geográficos e turísticos da cidade para poder refletir como é que através da música João Pessoa é apresentada. De Jaguaribe Carne a Coro Villa Lobos, passando por Ivan Santos e uma geração mais jovem como Chico Limeira e Banda Mafiota, a playlist permite uma visualização de como a cidade é interpretada através da música.
Ivan Santos – EP. #5
Convidamos o músico multi-instrumentista Ivan Santos, tema do nosso ep. #5 do podcast Memórias Sonoras para montar uma playlist com recomendações de músicas suas interpretadas por ele e por outros músicos. Com presença de Lenine, Zé Renato, Pedro Luís, Elba Ramalho e Ney Matogrosso.
Banho de Elba
Elba Ramalho fez 70 anos! Para comemorar o aniversário da nossa musa agreste, nascida na cidade de Conceição no Sertão paraibano, preparamos uma playlist quentinha pra vocês escutarem! A playlist traz o repertório de Elba a partir das composições feitas por paraibanos como Bráulio Tavares, Antônio Barros e Cecéu, Pinto do Acordeon e Vital Farias, entre outros.
Desabrochar da Primavera
A primavera chegou e com ela o florescer de um novo tempo cheio de esperança, amor e música! Preparamos, então, para vocês esta linda playlist com músicas temáticas, fugindo à regra de conter somente música da Paraíba, para ser a sua trilha sonora durante os dias mais floridos do ano. Agradecemos muitíssimo ao nosso querido membro fundador Sam Cavalcanti pelas lindas sugestões. E reforçamos o convite a todos os membros para participarem conosco!